quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A nova Lei Anti-Tabaco



Muito se tem dito sobre a nova lei Anti-Tabaco.

FUMAS MAIS QUE UM MÌUDO DE 10 ANOS? ENTÂO ESTA MENSAGEM È PARA TI!





Os defesnsores da liberdade pessoal, acham que todos os locais deviam poder escolher se queriam ser locais de fumo ou de não fumo. Eu pergunto.. então não era isso que acontecia?





Antigamente exista um reclame que dizia num restaurante: " desculpe se a minha comida incomodou o seu fumo"





Mas os defensores da liberdade, alegam que nas discotecas se não se puder fumar não à divertimento. Claro, toda a gente sabe que os não fumadores que vão para as discotecas não se divertem.... Sem tabaco não conseguem ficar bebados, sem tabaco não conseguem engatar umas miudas, sem tabaco não sabem contar anedotas.... o Tacabo para estes é esencial para uma pessoa se divertir. È por isso que agora nas portas dos cafés já se festeja o "Tabaco Time" que é aquele momento super-divertido do dia.





As discotecas DOIS DIAS depois de instaurada a lei anti-fumo diziam ter quebras dos 70 a 50%. Claro que nos dias a seguir á passagem de ano o que mais acontece normalmente é pessoal a ir a correr fumar para as discotecas.... e claro está que as discotecas que andam a fazer abaixo-assinados (como as do Porto) têm na sua grande maioria a manutenção da politica do premitido fumar... mas isso parece não ser lógico para a análise.





Algumas faculdades do nosso pais tentaram no ano passado implementar medidas anti-consumo de tabaco em espaço fechados. Umas proibiram totalmente. Outras gradualmente, restringindo a determinadas horas (das refeições) ou locais. Conclusão: onde se foi radical.. a coisa funcionou. Onde se foi moderado... até nos elevadores se fuma, sem respeito por quem lá vai andar a seguir, fechado num cublico enfumarado.





Nos grandes centros comerciais, nas áreas de alimentação costumavam já existir sinais de poribido fumar. Será que alguem alguma vez obedeceu a um? Em Italia e Irlanda, leis restritivas funcionaram bem, sem grandes quebras a médio prazo para os estabelecimentos.. mas claro que Portugal é um país diferente!


As pessoas com problemas respiratórios (asma, bronquite), com olhos sensiveis, bébés (que é muito mais nocisvo), essas não se sabem divertir.. nem podem! Nã fumam, não sabem o que é bom!





Outro argumento é : Só fuma quem quer! E quem não quer? Não têm o direito a ar mais puro?





Outro argumento: Querem dividir a população..os fumadores vão estar nuns cafés e os não-fumadores noutros. - Argumento estremamento parvo. Então os estabelecimentos vão passar a ser "limpos atmosféricamente", ou seja quer onde se pode fumar, e onde não se pode fumar, um não fumador vai conseguir estar.





A não ser que os fumadores, como alguns alegam, só consigam estar em locais completamente enfumarados, com a temperatura mais quente, os olhos vermelhos, a roupa a ficar afectada para uma semana. - então tenho uma solução... coloquem tabaco numa seringa e injectem-no!





Será que custa assim tanto ir até á porta se um local não premite fumar?





Alguem fuma dentro de uma sala de aula? alguem fuma dentro de um cinema? Alguem fuma numa Igreja? alguem fuma num museu? alguem fuma num hipermercado? alguem actualmente fuma num avião? Não pois não? Porquê?





Porque existiu uma mentalização e uma educação para tal! Então se todos concordamos (mesmo os que fumam) que fumar é prejudicial á saude humana, quer pelo consumo directo ou indirecto, que é um bem acessório dispendioso (cada vez mais) e a nossa população queixa-se que não tem dinheiro para nada..( e é verdade)





O Tabaco é uma droga social premitida, mas ao contrário das outras, como o café, a heroina, as anfetaminas, ou mesmo o alcool, não provoca só problemas a quem o escolher consumir. E essa é a razão de fundo. A liberdade de cada um deve acabar onde começa a dos outros, como tal o fumo dos outros deve acabar onde começa o ar que respiro!

Depois meteu-se na cabeça que vai existir uma "caça" ao cigarro nos estabelecimentos, utilizando a ASAE como bode espiatório.. pois a ASAE não vai andar atrás de cigarros, vai lá ver outras coisas bem mais importantes e se pelo caminho apanhar fumadores, olha vai multa... mas sobre este aspecto falarei no futuro, no Tema "Quem é que Quer Acabar com a ASAE"






Pegue-se no exemplo do Tabaco, e se trabalhe mundialmente para a redução de CO2..tal como se fez com os CFc´s.


O que vale é que este Blog tem área suficiente para criar uma área para fumadores e não fumadores...

3 comentários:

Anónimo disse...

dE facto isto é uma grande trata,mas ja se sabe que os portugueses não seriam portugueses se não mandassem vir nem contestassem uma lei.se for preciso os que a constestam agora foram os que na altura diziam que axavam bem,porque lhes fazia jeito,mas se calhar entretanto comecaram a fumar,cada um so pensa em si,e os outros que se lixem.eu axo muito bem que não se fume,a nao ser que se inventem cigarros em que o fumo va todo pa dentro da boca de quem fume.ai queria ver.

Juvenal disse...

Tão quando me pedires tbaco não te dou..
:)

Anónimo disse...

Fabuloso...

"A liberdade de cada um deve acabar onde começa a dos outros, como tal o fumo dos outros deve acabar onde começa o ar que respiro!"
Exactamente isto que queria mostrar no georden... aqui está muito melhor! ;)

Eu vejo o fumo pior que o cheiro a peido...
Será que alguém gostava de ter ao seu lado um peidoso crónico? Sempre a largar petardos...
Penso que não... ;)

Olha, não me lembrei desta no Georden...