quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Choquezinho tecnológico

No ano de 2005 o Engenheiro (não quero ser censurado) José Sócrates vence as eleições legislativas mais especiais de sempre contra Pipi Santana Lopes.Foram as eleições que ficaram marcadas pela dissolução da assembleia da republica enquanto estava Pipi á frente dos destinos da nossa pátria.Eu pessoalmente gosto de Santana Lopes e gostava de, um dia, ser como ele. Ora vejam lá: ele está sempre a sacar gajas, anda sempre na noite, arranja sempre altos tachos que são bem renumerados...há melhor?
Nessa campanha eleitoral uma das bandeiras eleitorais do Partido Socialista foi o choque tecnológico.Esse é um ponto que seria muito positivo para o nosso país, que como toda a gente sabe é o rei da burocracia (sim..eu sei que os países africanos são piores porque não sabem ler nem escrever mas isso é porque os donos do mundo só se preocupam em lhes gamar os diamantes mas depois fazem cimeiras todos preocupados ).
Eu esperei ansiosamente que acontecesse o tal choque.
Mas ele aconteceu de forma muito suave.

Vejam lá uns exemplos reais.

Como sou um gajo algo distraído perdi o meu cartão do serviço nacional de saúde. Exactamente..o azulinho que para quem é saudável só serve para quando o encontram deitado na rua podre de bebedo e graças a ele deixa de ser considerado mais um sem-abrigo.
Como tal dirigi-me ao centro de saúde para pedir uma segunda via.Lá verificam os dados no computador e dão 3 de letra com a parceira do lado e me dizem que agora só me resta aguardar por ele.Eu perguntei quanto tempo e disseram-me que não seria muito porque o sistema agora funcionava melhor.Pensei num mes ou dois mas foi-me dito que o pouco tempo era á volta do ano.Pus a folha a4 que substitui o cartao na carteira e saí de lá com cara de parvo.

Mas há mais..Eu estudo numa faculdade pública que supostamente foi abrangida por esse choque.

Em setembro de 2007 chego eu de férias e vou fazer a matricula sendo que para tal precisava de pagar 3 das 4 prestações de propinas , o que equivale sensivelmente a 750 euros (ahh..categoria..ensino publico e gratuito para todos..isto é que é desenvolvimento sustentável).
Vou á tesouraria passar o cheque mas dizem-me que tenho de ir á secretaria regularizar a minha situação.Pergunto se não pode fazer isso a senhora que lá estava visto que tinha um computador com os mesmos dados que tinha na secretaria e foi-me dito que não.Chego á secretaria tenho sensivelmente 100 pessoas á minha frente.Espero aproximadamente 2h30 e chega a minha vez.Sento-me e digo. "Vim regularizar a minha situação de propinas.".A senhora pede-me o cartao de estudante e passado 30 segundos o serviço está feito. Pergunto se mal pague as propinas posso fazer a minha matricula via web (viva o luxo que dá sempre cagada) e é-me dito que não porque o sistema informático estava com problemas.Lá fui passar o cheque,dirigo-me á sala de apoio ás matrículas,espero duas horas na fila e lá sou atendido.Entrei na faculdade sensivelmente ás 10 horas e saí por volta das 16 para fazer uma operação que demorava sensivelmente 10 minutos.Choque tecnológico só na maquina de tirar senhas de espera que era nova,nos cumputadores novos que não funcionavam e eu mim que saí de lá com um curto circuito.
Não adianta mudar as moscas enquanto a bosta for a mesma..
Saudações.

Sem comentários: